27/03/2010

Centrifugando a Fidelidade

" se é que existe, a verdadeira ventura da vida chama-se fidelidade, mas é só daqueles que abrem mão de ser felizes."
Joaquin nabuco

Antes de começar oficialmente o Post, queria deixar claro que esse não é um Blog apenas de assuntos de amor e esse bla bla bla todo, mais acontece que quando li essa frase, à mais ou menos uns quatro ou cinco meses atrás, ela não saiu mais da minha cabeça.
Quando resolvi fazer um Post sobre a fidelidade procurei pela internet alguns possíveis significados para Fidelidade e dentre todos que encontrei, o que é mais cabível à situação é : qualidade de fiel, lealdade. A fidelidade, no geral, exige uma mútua confiança que é aplicada dentro do relacionamento em questão. Quando se fala em fidelidade a primeira coisa que vem na cabeça é : traição entre homem e mulher. E na pratica é isso mesmo, fidelidade é o ato de não trair.
Tá, e você deve está se perguntando " e o que o pensamento citado tem à ver com tudo isso?", pois é, eu também gostaria de saber! A primeira impressão que tive quando li o pensamento, foi que ele estaria fazendo uma apologia a traição, por exemplo, se ser fiel é só pros infelizes, para ser feliz é necessário trair? Ok, parece meio absurdo. Mais eu, no auge dos meus 17 anos e com meus sérios problemas de interpretação, consegui entender apenas isso!
Logo que li o pensamento, o mostrei para pessoas das mais variadas idades e muitas das pessoas casadas concordaram com ele, já as pessoas solteira, numa maioria discordarão. Eu não tenho uma opnião bem formulada sobre Fidelidade, acho que ela não está ligada apenas ao amor ( vale lembrar que o amor está relacionado ao cérebro e não ao coração), mais também à tradição e a cultura no qual a pessoa foi criada.
Nos dias atuais, a fidelidade virou um assunto clichê, ou ela é abordado numa discussão de casal ou então nas lojas e super mercados, " Faça ja seu cartão fidelidade e seja um dos nossos clientes preferenciais". Creio que antes de ser fiel às pessoas, devemos ser fiéis a nós mesmos e sermos leais aos nossos princípios e valores, então quando perguntarem se você é fiel não diga " eu sou fiel, não traio as pessoas ", diga " eu sou fiel, não traio meus princípios éticos e meus valores ".

Ps.: No relacionamento de casal, ser fiel à uma pessoa não é ser Puritano!

2 comentários:

Unknown disse...

É issow aew, nossos principios e valores veem antes de tudow!!! pena que custei a aprender issow! mas achoq q' hoje já devo coompreender issow...

Roalface disse...

Que bom *-*'

Postar um comentário